quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

As piores atrações da televisão em 2011: uma retrospectiva – Parte 2

Na lista das piores atrações de 2011, Mauricio Stycer traz mais de 10 posições, fechando assim o top 20 das piores atrações. Veja da 11ª à 20ª posição abaixo e comentem.


11. BBB11: Principal novidade da edição, a  presença da transexual Ariadna não foi capaz de colocar fogo no reality da Globo, o mais longevo e rentável da TV brasileira. Um resumo? Muitas brigas, namoros arranjados, discursos sem pé nem cabeça de Pedro Bial e falhas técnicas grosseiras. Enfim, mais do mesmo. Para quem se recusou a sintonizar no programa, o perfil do diretor Boninho no Twitter foi uma ótima opção de divertimento.


12. A Fazenda 4: Como já havia ocorrido antes, o principal reality da Record começou muito animado e foi perdendo o pique até se tornar absolutamente tedioso. As causas? A estrutura engessada do programa, o despreparo da emissora e a obsessão pela audiência a qualquer custo. “A Fazenda” se tornou um reality absurdamente previsível, não apenas para os participantes como para o público.

13. Malícia: Apresentado pelo Multishow como uma “série picante”, conta no elenco com duas ex-participantes do BBB, Priscila Pires e Fani Pacheco. Na escala dos programas ruins da TV brasileira, enquadra-se na categoria dos inexplicáveis. Uma atração com grau de sensualidade abaixo da média, nenhum nexo, roteiro quase inexistente e interpretações desastradas.

14. Claudia Leitte no Miss Universo: Realizado pela primeira vez no Brasil, o concurso exibido pela Band com produção de um grupo americano reproduziu exclusivamente os clichês a respeito do país. O maior mico do espetáculo foi o número musical apresentado por Claudia Leitte. Cantando em inglês e em espanhol, cercada por bailarinos sem camisa, a cantora pode ter achado que era uma oportunidade de mostrar o seu talento para o mundo, mas foi apenas ridículo.


15. Legendários: Desfigurado em relação à proposta original, que já era ruim, o programa de Marcos Mion encontrou em 2011 a receita para levantar a audiência: ficar pior ainda. O apresentador se esqueceu da proposta de “tentar mudar o mundo” e investiu na exibição exaustiva de imagens dos programas da Record. Elcio Coronato, astro do“jornalismo justiceiro”, conseguiu apanhar de um entrevistado. Ele se justificou dizendo que faz “testes comportamentais”.

16. Moralismo na Globo: Sob o argumento que “não era compatível com os padrões morais atuais do país”, a abertura da novela “Mulheres de Areia” foi refeita para o Vale a Pena Ver de Novo. A trama de Ivani Ribeiro havia sido exibida originalmente no horário das 18h em 1993 e reapresentada uma vez, no horário vespertino, no final de 1996. Tudo indica que, pelo mesmo motivo, ou seja, moralismo, a série “Aline” tenha sido cancelada  no meio da temporada, faltando exibir três episódios já prontos.

17. Programação infantil do SBT: Com o fim da “TV Globinho” em 2012, a emissora de Silvio Santos vai reinar absoluta neste segmento. Tomara que tenha aprendido algo com a multa de R$ 1 milhão que tomou este ano, do Ministério da Justiça, por publicidade infantil disfarçada. Programas do SBT, como “Bom Dia & Companhia” e “Carrossel Animado”, fazem o chamado merchandising durante a exibição de jogos, o que é proibido.

18. Projeto Fashion: Figura que, há anos, atrai os holofotes por motivos e talentos, a rigor, desconhecidos, Adriane Galisteu viu-se, mais uma vez, diante do desafio de comandar um programa na Band. A atração, um reality show bem produzido, foi um fracasso completo de audiência. Já Galisteu não acrescentou nada. Dura, sem jogo de cintura, sem graça, lendo o texto que lhe coube, a apresentadora, mais uma vez, não disse a que veio.

19. Aprendiz: A final da oitava edição foi um bom resumo dos problemas deste reality da Record. Nervoso, João Dória Jr.trocou Amapá por Macapá e citou como patrocinadora uma marca, na verdade, concorrente de quem apoiava o programa. Na decisão pelo prêmio de R$ 1,5 milhão, uma candidata que não sabia falar inglês teve que provar seu talento nos Estados Unidos.

20. Xuxa: A Globo deu mais uma chance para a apresentadora em 2011, masnão funcionou. Em outro horário, vespertino, a ex-rainha dos baixinhos saiu em busca de um novo público, mas não o encontrou. Quase um “Vídeo Show”, as principais atrações do programa se limitam a promover atores e atrações da grade da Globo. Pelo excesso de bajulação ao fazer 40 anos e pelos erros grosseiros cometidos, Luciano Huck e seu “Caldeirão” também mereciam um tópico nesta lista, mas não houve espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário