terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Chrome 24 está mais rápido e traz 24 correções de segurança

Por Gregg Keizer, Computerworld/EUA (artigo retirado do site IDG NOW!)
O Google liberou a nova versão do Chrome (Chrome 24). O browser teve o desempenho de inicialização melhorado e 24 vulnerabilidades corrigidas.
Outra modificação importante foi o pequeno aumento na velocidade no JavaScript do V8 e suporte para MathML (Mathematical Markup Language), que realiza fórmulas matemáticas e símbolos nas páginas do browser.  O aumento no desempenho no JavaScript foi menor se comparado com o do Chrome 23, a versão introduzida há nove semanas - mas o Google destacou que desde outubro de 2011, a velocidade do V8 melhorou em 26%.

Coincidentemente, a rival Mozilla também apresentou melhorias de JavaScript nesta semana com o Firefox 18, afirmando que o novo compilador aumentou a velocidade do navegador em 25%.

O upgrade do Chrome também corrigiu 24 vulnerabilidades. A equipe de segurança da empresa classificou 11 das falhas como "alto" - a segunda classificação mais grave do ranking de ameaças do Google; oito como "médio" e cinco como "baixo".

Três das vulnerabilidades foram reportadas ao Google por um quarteto de pesquisadores externos, que receberam 6 mil dólares por seus esforços (parte do programa de recompensas da empresa para quem encontra bugs). Dois dos quatro eram pesquisadores do Facebook que juntos ganharam 4 mil dólares por descobrir e relatar um bug no Chrome - uma prestação de segurança destinada a bloquear linguagens de navegadores, incluindo o JavaScript, que estão hospedadas em um domínio de ser executadas em outro.
Cinco das falhas eram "user-after-free", um tipo de vulnerabilidade de alocação de memória que os engenheiros de segurança do Chrome se tornaram hábeis em encontrar; e quatro, incluindo uma das vulnerabilidades "user-after-free", afetaram o visualizador de PDF do navegador.
O Chrome 24 também incluiu uma nova versão do Adobe Flash Player que continha uma única vulnerabilidade crítica. A Adobe corrigiu o Flash para outros navegadores na terça-feira, durante a Patch Tuesday.

A gigante das buscas atualiza o Flash porque ele é responsável por manter uma cópia do pacote do player dentro do Chrome. O Google incluiu o Flash em seu navegador desde março de 2010. No ano passado, a Microsoft imitou a prática e incluiu o player no Internet Explorer 10 (IE10).
Os usuários interessados podem baixar o Chrome 24 diretamente no site do Google. Os usuários que já utilizam o navegador precisam apenas esperar que o atualizador automático baixe e instale a nova versão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário